Com a intensa e crescente produção pecuária no Brasil, é cada vez mais comum o uso de dietas ricas em grãos usada para ruminantes. Isto tem afetado negativamente o funcionamento estável do rúmen e como consequência prejudicado o desempenho animal, seja para engorda ou produção leiteira. Estes efeitos podem ser revertidos através da manipulação da fermentação ruminal, estimulando a degradação de fibras e procurando a redução e eliminação da produção do gás metano e excesso de lactato, propiciando estabilidade no pH intraruminal. Para isso contamos com o auxílio de Ionóforos na dieta e uso cotidiano em ração para bovinos. Os Ionóforos são antibióticos que deprimem ou inibem, seletivamente o crescimento de microrganismos do rúmen, e atualmente, os mais utilizados são a Monensina, a Lasalocida e a Salinomicina.
Acontece que o sistema digestivo dos ruminantes possui bactérias que são fundamentais para a vida e saúde dos animais, e somente com uma alimentação enriquecida com Monensina sódica, conseguimos favorecer a elevação da população de bactérias gram-positivas, o que consideravelmente irá beneficiar a digestibilidade do bovino, absorção de nutrientes, maior eficiência energética e menor consumo de matéria seca.
Os pecuaristas que tem optado por esta opção percebem na prática a capacidade da Monensina ao melhorar a conversão alimentar em ruminantes. Quando a dieta animal possui alta concentração de carboidratos de fácil fermentação, a substância reduz o consumo de alimentos sem prejudicar o ganho de peso. Por outro lado, quando a dieta está direcionada ao consumo maior de volumosos, o apetite do rebanho não é afetado, o que proporciona a engorda.
Quando estabilizamos o pH mantendo a neutralidade no rúmen, a alteração na produção de gases e a melhora da taxa de passagem e do enchimento ruminal, estamos aumentando a produtividade do bovino, seja de corte ou de leite. Isto se torna possível graças ao uso da Monensina Sódica como aliada à dieta usada no rebanho. O ionóforo também pode ser utilizado preventivamente como anticoccidiano, contribuindo muito para o manejo de parasitas.
Bovinos, Ovinos, Caprinos e Bubalinos alimentados com Monensina Sódica nas proporções recomendadas não possuem resíduos da substancia na carne ou no leite. Portanto não há tempo de carência para o abate ou ordena, muito menos necessidade de descartar o leite. Com o uso da Monensina o produtor irá perceber um aumento na produção leiteira diária.
Resumidamente, utilizando Monensina para bovinos temos como benefícios:
- Maior concentração ruminal de propionato.
- Menor concentração ruminal de acetato
- Menor concentração ruminal de butirato.
- Menor concentração ruminal de lactato.
- Maior pH ruminal em animais estressados.
- Menor produção ruminal de metano.
- Decréscimo na ingestão de dietas à base de grãos.
- Aumento na ingestão de dietas à base de forragem.
- Aumento na retenção de forragem no rúmen.
- Decréscimo na taxa de passagem ruminal.
- Aumento na digestibilidade da MS.
- Aumento na digestibilidade da proteína.
- Decréscimo na desaminação ruminal.
- Decréscimo na proteólise ruminal.
- Efeito de proteção da proteína.
- Modificação no escape ruminal da proteína.
- Modificação no escape ruminal do amido.
- Modificação na população microbiana ruminal.
- Aumento na glicose circulante.
- Modificação no substrato para gliconeogênese.
- Puberdade mais precoce em novilhas.
- Redução no número de pupas de moscas nas fezes.
Com o RUMEN-SALT LEITE o seu bovino terá todos estes benefícios, pois foi produzido especialmente com esta finalidade. Monensina para aumentar a produção leiteira, promover a engorda e diminuir o consumo de matéria seca.
Ligue já e fale com um de nossos consultores, MÃE TERRA AGRONEGÓCIOS, VIVA A NUTRIÇÃO ANIMAL E SAÚDE VEGETAL.